Thierrie Magno

@psi.thierriemagno
Eternos são os laços que criamos n'alma
About Me
Amante da Literatura, caminho pela Psicanálise, pela Psicologia e pelo Amor.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

 


"Ooh, there ain't no other way
Baby, I was born this way
I'm on the right track, baby
I was born this way"



HIV, AIDS e Acesso à Saude, Gênero e Sexualidade, Inclusão e Preconceito, Status Econômico e Meios de suprir Necessidades Básicas: A lista é grande dos assuntos destacados pela série Pose, e a relevância de cada um deles é imensurável. Com uma narrativa intensa, esse seriado da FX traz à pauta do Movimento LGBTIA+ o quanto as mulheres trans - sendo elas variavelmente "denominadas" travestis, transexuais, crossdressers, entre outros - são extremamente importantes para o movimento em si, e o quanto, muitas vezes, suas histórias de vida e atividades sociais foram renegados à segundo plano.

A série tem ambientação inicial na Nova York de 1987, em meio ao caos causado pelo aumento mundial das infecções pelo HIV e mortes pela AIDS. De forma realista, acompanhamos os personagens vivendo com preconceito de soropositividade, racismo, LGBTfobia e elitismo ao passo que tentam superar suas dificuldades na melhor maneira que encontram.

Embora seja uma Temática abrangente do mundo LGBTIA+, o foco principal são as mulheres trans, focando como as mesmas deram " a cara à tapa" no cenário queer. Na primeira temporada a protagonista Blanca luta para manter sua saúde após descobrir-se infectada pelo HIV e para manter sua casa, em que acolhe pessoas queer (seus 'filhos') que têm sonhos variados e ela está determinada a ajudá-los. Ao longo do trajeto percebemos que Blanca tem que lutar dentro e fora da própria comunidade. Em determinado episódio, nós vemos qu'a mesma não é aceita em um bar Gay - entenda-se como gay padrão heteronormativo - e reafirma a necessidade atemporal de desconstrução de preconceitos que nossa comunidade precisa combater, como machismo e elitismo.

 Esse seriado é uma necessidade acadêmica, social, emocional e história para jovens da comunidade LGBTIA+, a fim de que possa rever e reanalisar como o Movimento Queer teve início no momento moderno, como a vida desses movimentos internacionais  impactaram nos movimentos sul-americanos, em especial, no Brasil. 


Look around everywhere you turn is heartache
It's everywhere that you go...
(Look around)
You try everything you can to escape
The pain of life that you know
(Life that you know)
When all else fails and you long to be
Something better than you are today
I know a place where you can get away
It's called a dance floor and here's what it's for so
Come on Vogue

  

Categories:

0 comments:

Postar um comentário