Hoje venho propor um pequeno teste de memória e sabedoria. Vamos lá!
Reflita bem e procure em sua memória:
- · Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo;
- · Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso Miss Universo;
- · Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel;
- · Nomeie-os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores e atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de se lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores do ontem. Alguns aplausos vão-se embora. Troféus ficam cheios de pó. Esses vencedores são esquecidos.
Agora, refaça o teste, mas de uma forma diferente:
- · Nomeie 3 professores que lhe ajudaram na sua verdadeira formação;
- · Nomeie 3 amigos que lhe ajudaram nos momentos mais difíceis;
- · Pense nalgumas pessoas que lhe fizeram sentir especial... Alguém bem especial;
- · Nomeie 5 pessoas com quem transcorre o seu tempo.
Como vai? Bem melhor, não é verdade? Quanto falamos de coisas que nos são muitíssimo significativas, a história se modifica, não é?
As pessoas que marcam a nossa vida não são as que possuem as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou com os melhores prêmios. São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós; aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado. Relevância é algo bem subjetivo: quem ou o que é relevante para você é tudo aquilo que faz parte de sua história.
Os livros que leu e deixaram-no marcado. Os filmes que fizeram você morrer de rir (ou morrer de medo). As viagens que fez, os amigos que encontrou, as decepções que suportou: tudo constitui a sua relevância, a sua pertinência,a sua significação.
O que é irrelevante são os que não te modificaram, os que não te acrescentaram em nada enquanto ser humano. As pessoas inúteis, as situações ocas, os lugares supérfluos são rapidamente esquecidos, olvidados para dar lugar às pessoas necessárias, às situações recheadas de significação e aos lugares imortalizados no coração.
0 observações:
Postar um comentário